O lugar denominado LAGOALVA - propriedade agrária particular - constituiu uma comenda daquela ordem militar, delimitada e identificável na documentação existente na Torre do Tombo (IAN/TT) cobrindo o largo período histórico que vai do reinado de D. Sancho I à nacionalização dos bens eclesiásticos. Daqui, resultou uma compilação documental que a autora enquadrou nas diversas épocas da História de Portugal, através da figura dos comendadores e dos enfiteutas daquela porção de terra ribatejana, sendo algumas dessas figuras relevantes no contexto político português. Igualmente, a autora procedeu ao levantamento iconográfico de temas afins que procurou ilustrar e relacionar o conteúdo da obra.

A apresentação final resultará em 3 volumes independentes, subordinados a um título comum, identificado cada volume por um subtítulo próprio. A edição tem início com o 2.º volume por se tratar de uma dinastia de comendadores em três gerações que cobre todo o século XVI - a família Anhaia.

O mais destacado elemente desta família é Pero d'Anhaia, cavaleiro e navegador cujo nome ficou ligado à construção da 1.ª fortaleza portguesa no Índico: Sofala. Por se passarem 500 anos sobre o acontecimento, assinala-se a efeméride com a publicação da monografia que constitui o 2.º volume deste trabalho.

O livro tem o seguinte índice de assuntos:

Proémio
Pero d'Anhaia nos livros de genealogia e heráldica

Pero d'Anhaia e a ordem militar de Santiago
Pero d'Anhaia comendador da Lagoalva
A armada de 1505 e a fortaleza de Sofala
Recepção do rei de Sofala
O desfazer das pazes em Sofala
Doença e morte de Pero d'Anhaia
Últimas notícias acerca de Pero d'Anhaia
A vida continua: quatro gerações de Anhaias
Anhaias: a segunda geração
Anhaias: a terceira geração
Anhaias: a quarta geração
Os Anhaias e a atracção pelo oriente
Anhaias: capitães de armada e de fortalezas
Os Anhaias e o Soldado Prático
Os Anhaias e a Regra de Santiago
A Lagoalva dos Anhaias no cartulário da ordem de Santiago
Lagoalva: o solar da família Anhaia
Os Anhaias, as relações matrimoniais e o poder
Epílogo
Documentos
Mapa genealógico
Resenha biográfica 
Bibliografia